Programas sociais oferecidos pelo Governo para ingressar nas universidades

Todos os anos, milhares de jovens vão a procura dos programas sociais oferecidos pelo Governo para ingressar nas universidades. O PROUNI 2021 é uma opção para quem procura ingressar em universidades privadas. Sendo assim, é preciso seguir seus requisitos e procedimentos exigidos para poder se inscrever em um dos cursos ofertados pelo PROUNI 2021.

PROUNI 2021

O Programa Universidade para Todos, conhecido popularmente por PROUNI vem transformando a vida de milhares de jovens brasileiros. isso porque ele oferece bolsas integrais e parciais dentro das universidades parceiras ao programa.  

Por ser um programa bastante procurado, essas bolsas oferecidas quase sempre são preenchidas de primeira. São várias universidades espalhadas pelo Brasil, que abrem vagas.

Por meio deste programa, milhares de estudantes podem ingressar em uma Universidade privada com bolsas de até 100% de desconto em qualquer curso. Dessa forma, é esperado que este seja um dos programas estudantis mais procurados todos os anos por estudantes.

Por isso, se você deseja uma dessas bolsas, não pode ficar de fora dessa seleção. Continue lendo e saiba como garantir sua inscrição no PROUNI 2021.

Quem pode participar?

Sabemos que para conseguir ser aprovado em quaisquer programas criados pelo Governo, é preciso seguir suas regras. Afinal, é por meio das regras que serão determinados quem poderá ou não concorrer as vagas e por fim, assumi-las.

✓ Veja como conseguir uma vaga no FIES 2021

Portanto, se você deseja se tornar um desses participantes, veja a seguir quem pode participar do PROUNI 2021:

  • Estudantes que terminaram o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino ou ter sido bolsista de forma integral em uma escola particular;
  • Ter estudado parcialmente em escola particular como bolsista integral e também na rede pública;
  • Ser candidato portador de algum tipo de deficiência, precisando comprovar;
  • Ser professor atuante exercendo magistério – mas para esses candidatos só estarão disponíveis opções de cursos de licenciatura.

Lembrando, que a preferência para este programa é dar a bolsa de estudos para quem possui menores condições financeiras de estudar. Assim, aumentando o nível de escolaridade e gerando maiores oportunidades para os estudantes.

Cronograma PROUNI 2021

Uma das principais ferramentas oferecidas pelo programa, é o cronograma PROUNI 2021. É sempre através dele que você conseguirá se programar para efetuar suas inscrições. Isso porque é através dele que os candidatos conseguem conferir de forma exata, quais as datas para cada procedimento.

O PROUNI sempre abre suas inscrições logo após o encerramento do SISU 2021. Portanto, é preciso esperar até o fim deste processo de inscrição para poder se candidatar nas vagas oferecidas pelo PROUNI.

Todos os anos, assim como outros programas, as inscrições do PROUNI ocorrem no primeiro mês. No momento essas datas ainda não foram divulgadas, mas você pode estar conferindo abaixo, as mais recentes. Assim você terá uma base para a próxima edição.

  • Início das inscrições: 29 de janeiro de 2019;
  • Encerramento das inscrições: 2 de fevereiro de 2019

Surgindo qualquer novidade sobre o PROUNI 2021, estaremos mantendo você atualizado com essas informações.

Inscrições PROUNI 2021

O principal procedimento para garantir sua participação no programa, é através do PROUNI inscrições 2021. Elas são feitas de forma totalmente online e diferente do que muita gente pensa, é bem simples. Veja o passo a passo seguinte e tenha certeza disso:

  • Em primeiro lugar, você deve acessar o site oficial do PROUNI, clicando aqui;
  • Em seguida, clique em ‘Fazer Inscrição’;
  • Preencha corretamente todos os campos solicitados com seus dados pessoais;
  • Selecione todas as perguntas do questionário;
  • Por fim, encerre o procedimento escolhendo as opções de cursos de deseja e clique em ‘Prosseguir’.

Lembre-se que esse procedimento só estará disponível dentro do período do PROUNI inscrições 2021!

Nota corte PROUNI 2021

Durante o período de inscrições, é necessário que você esteja bem atento para a nota de corte PROUNI 2021 dos cursos em que você deseja ter uma bolsa. Isso porque é ela quem define uma média dos participantes que estão concorrendo àquela vaga.

✓ Veja também os cursos técnicos do SISUTEC 2021!

Assim, quanto mais concorrentes participar, maior poderá ser essa nota. E se você estiver com a nota acima da nota de corte, você terá mais chances de ser aprovado. Caso contrário, você pode estar conferindo as notas de outros cursos para tomar como base.

Lembrando que a nota de corte PROUNI tem como utilização a nota ENEM 2021. Portanto, é preciso ter feito o ENEM do ano anterior para poder se inscrever do PROUNI.

Lista de espera

Outro ponto importante, é a lista de espera PROUNI 2021. Se você não tiver sido aprovado no programa na primeira ou segunda chamada, não desista. É através dela que você pode ter mais uma chance para ter a bolsa que deseja.

Para isso, você precisará acessar o seu portal no prazo final dos resultados. De forma automática, você receberá uma mensagem perguntando se gostaria de participar. Você deverá declarar que sim e então, estará incluso.

Essa opção existe, para que as vagas que não conseguiram ser preenchidas tenham mais uma chance. Geralmente ocorre quando os alunos não vão realizar sua matrícula, e então a bolsa PROUNI fica disponível novamente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *