Como conseguir a carteira de motorista de graça?

Na verdade, não existe uma data certa para a abertura das inscrições para a CNH Social 2020, não é possível, por exemplo, acessar algum tipo de site e se cadastrar. Só ficam disponíveis páginas para realizar qualquer tipo de inscrição quando o Detran divulgar o processo para tentar uma vaga.

É estipulado um número exato de vagas que devem ser preenchidos com cadastros realizados dentro do prazo, quando a data limite para as inscrições acabar o candidato não consegue mais tentar uma oportunidade. Diante disso, é importante ficar atento ao calendário.

Todas as etapas que envolvem a inscrição são feitas através do site do Detran de cada estado. Isso quer dizer, que este é um procedimento digital, por tanto é necessário ter um bom acesso a internet antes de iniciar o seu cadastro.

Carteira de Habilitação Gratuita

Documentos Necessários

No momento do seu cadastro será necessário informar alguns dos seus dados, são requisitos bem simples. Cada site pode pedir documentos diferentes, mas a maioria exige:

  • Número de Inscrição Social – NIS/PIS/PASEP;
  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Nome do candidato;
  • Nome da mãe.

Lista Selecionados CNH Social

Assim que todos os cadastrados forem computados e analisados, a lista selecionada CNH Social 2020 também fica disponível no site do Detran.

O número de vagas e beneficiados varia de acordo com o investimento de cada estado, este tipo de informação fica destacado no edital. Para ter acesso aos resultados, basta procurar pelo item ‘Lista de Selecionados’ no portal da CNH Social 2020.

O que fazer caso você seja selecionado?

Se você conferiu a lista de selecionados e confirmou que faz parte dos aprovados a carteira de habilitação gratuita, pode comemorar. Primeiro é preciso dar abertura ao processo de habilitação do CFC no DETRAN.

As etapas seguintes, referentes as aulas práticas, são informadas pelos funcionários do órgão. Algumas autoescolas são credenciadas e fazem parceria com o projeto.

CNH Gratuita SEST/SENAT

Existe uma outra maneira de conseguir sua habilitação sem pagar nada. Conhece a CNH gratuita SEST/SENAT? A intenção é conceder a CNH, categoria B, para jovens de baixa renda, ampliando a empregabilidade e qualificando-os em curso específico para ingresso no mercado de trabalho e atuação no setor de transporte.

Esse projeto é totalmente financiado pelo SEST SENAT, sem custos para os selecionados!

Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

1. Ter entre 18 e 27 anos completos na data de inscrição;

2. Comprovar renda individual de até três salários mínimos;

3. Saber ler e escrever.

As inscrições para esse processo já foram encerradas, mas os interessados devem ficar atento as informações colocadas no site ou divulgadas oficialmente pela organização.

CNH Digital 2020

Diferente da CNH Social 2020, o CNH Digital 2020 é um programa tecnológico para as pessoas que já têm habilitação. Com início em 2018 no estado de Goiás, a região foi escolhida por apresentar tecnologia suficiente. Por enquanto, a emissão está sendo feita de forma gratuita, mas a partir de 2020 deve ser cobrada uma taxa de R$10.

A CNH digital só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code.

Quando a CNH Digital começar a valer, os interessados devem se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Baixar o aplicativo usando uma senha que o próprio DETRAN vai enviar por e-mail, depois é necessário formular uma nova senha de 4 dígitos para então, começar a usar a carteira digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *