Na verdade, não existe uma data certa para a abertura das inscrições para a CNH Social, não é possível, por exemplo, acessar algum tipo de site e se cadastrar. Só ficam disponíveis páginas para realizar qualquer tipo de inscrição quando o Detran divulgar o processo para tentar uma vaga.
É estipulado um número exato de vagas que devem ser preenchidos com cadastros realizados dentro do prazo, quando a data limite para as inscrições acabar o candidato não consegue mais tentar uma oportunidade. Diante disso, é importante ficar atento ao calendário.
Todas as etapas que envolvem a inscrição são feitas através do site do Detran de cada estado. Isso quer dizer, que este é um procedimento digital, por tanto é necessário ter um bom acesso a internet antes de iniciar o seu cadastro.
Documentos Necessários
No momento do seu cadastro será necessário informar alguns dos seus dados, são requisitos bem simples. Cada site pode pedir documentos diferentes, mas a maioria exige:
- Número de Inscrição Social – NIS/PIS/PASEP;
- CPF;
- Data de Nascimento;
- Nome do candidato;
- Nome da mãe.
Lista Selecionados CNH Social
Assim que todos os cadastrados forem computados e analisados, a lista selecionada CNH Social também fica disponível no site do Detran.
O número de vagas e beneficiados varia de acordo com o investimento de cada estado, este tipo de informação fica destacado no edital. Para ter acesso aos resultados, basta procurar pelo item ‘Lista de Selecionados’ no portal da CNH Social.
O que fazer caso você seja selecionado?
Se você conferiu a lista de selecionados e confirmou que faz parte dos aprovados a carteira de habilitação gratuita, pode comemorar. Primeiro é preciso dar abertura ao processo de habilitação do CFC no DETRAN.
As etapas seguintes, referentes as aulas práticas, são informadas pelos funcionários do órgão. Algumas autoescolas são credenciadas e fazem parceria com o projeto.
CNH Gratuita SEST/SENAT
Existe uma outra maneira de conseguir sua habilitação sem pagar nada. Conhece a CNH gratuita SEST/SENAT? A intenção é conceder a CNH, categoria B, para jovens de baixa renda, ampliando a empregabilidade e qualificando-os em curso específico para ingresso no mercado de trabalho e atuação no setor de transporte.
Esse projeto é totalmente financiado pelo SEST SENAT, sem custos para os selecionados!
Para se inscrever, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter entre 18 e 27 anos completos na data de inscrição;
- Comprovar renda individual de até três salários mínimos;
- Saber ler e escrever.
As inscrições para esse processo já foram encerradas, mas os interessados devem ficar atento as informações colocadas no site ou divulgadas oficialmente pela organização.
CNH Digital
Diferente da CNH Social 2024, o CNH Digital é um programa tecnológico para as pessoas que já têm habilitação. Com início em 2018 no estado de Goiás, a região foi escolhida por apresentar tecnologia suficiente. Por enquanto, a emissão está sendo feita de forma gratuita, mas a partir de 2020 deve ser cobrada uma taxa de R$10.
A CNH digital só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code.
Quando a CNH Digital começar a valer, os interessados devem se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Baixar o aplicativo usando uma senha que o próprio DETRAN vai enviar por e-mail, depois é necessário formular uma nova senha de 4 dígitos para então, começar a usar a carteira digital.