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Golpe do falso abono congestiona agências da CEF

16/01/2013 18:04



 A falsa notícia do pagamento de um "abono" aos trabalhadores começou a circular nas redes sociais e via SMS

 

 

A notícia de que o Governo estaria utilizando a rede da Caixa Econômica Federal, agentes lotéricos e correspondentes bancários para pagar um “abono” espalhou-se como rastilho de pólvora pelas redes sociais, alcançou aparelhos de telefonia celular por SMS e provocou uma movimentação recorde.

Os serviços bancários normais sofreram com a demanda por informações. Era possível perceber que pessoas mais humildes procuravam as agências para se inteirar de que forma poderiam fazer o recebimento.

Boa parte dessa clientela à procura do “abono” já é composta por usuários do “cartão do cidadão”, instrumento pelo qual recebem benefícios sociais, entre eles o “bolsa-família”.

Caixa

A Caixa Econômica Federal é o maior “agente social” do governo federal daí a utilização indevida do nome e marca para atrair incautos.

A notícia, de certa forma, foi tramada para se confundir com o “Programa de Integração Social” – PIS que, anualmente, paga um “abono entre 1 e 2 salários mínimos” a trabalhadores que tenham trabalhado pelo menos 1 mês no anterior e tenham o registro de pelo menos 5 anos em carteira e constem das RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – documento cuja confecção é de responsabilidade das empresas.

A Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal, contactada por Turma do EPA, expediu a seguinte nota oficial:

“A Caixa Econômica Federal informa que são inverídicas as notícias divulgadas na internet e outros meios eletrônicos sobre um suposto novo benefício social a ser pago aos trabalhadores. A Caixa reitera que não solicita senhas, números de conta ou quaisquer outras informações confidenciais por redes sociais, e-mails ou SMS. a) Assessoria de Imprensa da Caixa”

Apesar da nota sucinta expedida não é difícil concluir que o “viral” tinha, por certo, o objetivo de buscar senhas e outras informações que permitissem a invasão de contas bancárias.

Se você está lendo, agora, esta notícia não responde e-mails, não dê informações por telefone à exceção dos reconhecidos centros de telemarketing da Caixa e em resposta a iniciativa adotada por você e, por último, não se deixe levar pela notícia falsa “plantada” com o objetivo inequívoco de aplicar golpe nos incautos.


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